Os esquemas de certificações, seguem os níveis abaixo:
- Nível Foundation: É a parte introdutória, voltado para profissionais de TI que necessitam adquirir os conhecimentos básicos da ITIL, conceitos, terminologias, e entender como um todo o funcionamento das práticas de gerenciamento de TI, esta certificação é pré-requisito para todas as outras, dentro do esquema de qualificação;
- Nível Intermediário: Dividido basicamente em duas áreas; ciclo de vida e habilidade. são voltados para quem quer entender como um todo o ciclo de vida dos serviços e seus estágios, com foco Gerencial, a abordagem de ciclo de vida corresponde a identificar e entender quais são as fases que compreende um ciclo enquanto que parte de habilidade, é voltada exclusivamente para processos, funções e papéis, dentro de uma organização de TI, cada curso destes módulos possui uma prova de conhecimento, e somente quem realizar os cursos oficiais, podem realizar estes exames;
- Gerenciamento Através do Ciclo de Vida: Voltado para gerentes de serviço, focado em regras de negócio, mudanças de estratégia, gerenciamento de riscos dentro das organizações. É necessário certificado Foundation e mais 30 horas de treinamento creditado;
- Certificação ITIL V3 Expert: Acumulando créditos nos módulos anteriores, o profissional recebe este certificado, é voltado para quem quer ministrar treinamentos nesta área;
- Certificação ITIL Master: Nível mais alto de certificação no esquema ITIL, voltada para pessoas muito experientes e de grande atuação no mercado, analistas, consultores, gerentes, com 5 ou mais anos de experiência na área. Para conseguir esta certificação é necessário, como requisito, possuir a certificação V3 Expert, e elaborar uma proposta de adoção da ITIL dentro de uma organização no mundo real, sendo aceita, deverá realizar sua defesa junto à uma banca examinadora.
No próximo tópico, iniciamos definitivamente o conteúdo da ITIL, iremos abordar o Gerenciamento de Serviço de TI como uma prática.
Até a próxima!
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