Ela foi desenvolvida pelo Governo Britânico, e o objetivo era desenvolver metodologias e padrões de uso para utilização nos departamentos governamentais, melhorando processos internos, é um conjunto de práticas para gerenciamento de TI, focando principalmente em: Pessoas, Processos e Recursos.
Principais razões para adotarmos a ITIL:
- Ela é um modelo não proprietário: Qualquer empresa pode fazer utilização das suas metodologias, independente do seu ramo de negócio;
- Não é um modelo prescritivo: Ela é totalmente flexível, pode ser adotada e adaptada, em qualquer empresa ou setor, inclusive podendo ser adotada de forma departamentalizada, aos poucos;
- Boas e melhore práticas: É um modelo estruturado, com sequência de passos e metodologias, onde as empresas podem se basear, sem ter que inventar processos e/ou recursos;
- Usada por muitas empresas no mundo todo: Referência para o gerenciamento de TI, estabelece um elo entre provedores de TI;
- Atende aos requisitos da ISO/IEC 2000: As empresas que adotam a ITIL estão alinhadas com os requisitos desta ISO, que é um padrão internacional de Gerenciamento de Serviços de TI.
A certificação ITIL não é voltada para empresas, e sim para profissionais, uma organização que adota as práticas da ITIL consegue reestruturar seus processos de TI e obter maior eficiência com redução de custos.
A ITIL V3 foi lançada em maio de 2007 e conta com 5 livros principais, não vamos entrar em detalhes de versões anteriores e vamos focar somente na V3, os 5 livros principais são estes:
- Estratégia de Serviço
- Desenho de Serviço
- Transição de Serviço
- Operação de Serviço
- Melhoria de Serviço Continuada
No próximo tópico vamos entender como funciona o esquema de Certificações, para profissionais que estão estudando a ITIL.
Até lá!
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